terça-feira, 23 de junho de 2015

Dizem os entendidos que na saude tudo é perfeito

Aqui em Santa Maria da Feira é anunciado pelo PSD que na saúde tudo é perfeito. O hospital de São Sebastião, que é sede do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, responsável pela prestação de cuidados de saúde a uma população que ronda os 340.000 habitantes, residente nos concelhos de Santa Maria da Feira, Arouca, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Ovar e Castelo de Paiva (algumas freguesias), dizem entendidos que é um paraíso.
Tive,infelizmente, a oportunidade de verificar o sistema de funcionamento do hospital de São Sebastião. Depois de uma triagem, até que bem feita, fui enviado para a zona da Ortopedia e Pequena Cirurgia. Montes de gente: pulseiras amarelas, pulseiras verdes, crianças, idosos, válidos, inválidos, uns a sangrar, outros a descansar, outros a gritar, outros a dormir, gente a queixar-se, gente a conversar, muitos a desesperar, mas todos em cima uns dos outros. Do outro lado da porta, uns a atender, outros a trabalhar, alguns a entender a situação dos doentes e dois a passear. Ao meu lado queixava- se um individuo de pulseira verde que estava ali desde as três da tarde. Olhei para o relógio e eram 9 da noite.
- Desculpe, podia-me colocar outra compressa que esta já está cheia de sangue?
- Claro, venha cá – enquanto substitui a compressa, continuou a compreensiva enfermeira – sabe, já devia ter sido atendido, mas não temos aqui nenhum médico disponível.
Não foi muito: esperei 3 horas para ser atendido. Depois, já lá dentro, segui-se um rápido exame:
Primeiro médico:
– Pode estar partido.
Dez minutos depois, segundo Médico:
– Enfermeira coloque Betadine e uma gaze gorda.
- Mas este senhor não tirou raio X? Não é melhor suturar? Parece partido.
- Não, isso é um pouco profundo, mas basta uma gaze.
No final: 18 euros de taxa moderadora.
 Depois desta, sai dali com o dedo feito num oito, vou tirar um raio x fora do Hospital e dar razão ao senhor PSD da Assembleia Municipal, que dá o Hospital de São Sebastião como um paraíso.

Sem comentários:

Enviar um comentário